10 Dicas incríveis de pintura externa e interna para usar em casa

10 Dicas incríveis de pintura externa e interna para usar em casa

Fazer a pintura externa ou externa em casa e por conta própria, está se tornando uma prática cada vez mais comum. Quando estamos procurando mudar nossa residência, buscamos por dicas de pinturas externas e internas que possa nos orientar melhor em todo procedimento. No entanto, é importante tomar cuidado com a qualidade da pintura, para que ela não acabe prejudicando o revestimento da parede. Afinal, a ideia é criar um ambiente bonito, não é mesmo? Separamos 10 Dicas incríveis de pintura externa e interna para usar em casa. Confira!

1 – Fique atento à previsão do tempo

Essa é uma das dicas de pintura que poucas pessoas conhecem e que pode, realmente, influenciar na qualidade do acabamento. Se o clima da sua região estiver úmido, a tinta irá precisar de mais tempo para secar. No caso de estar muito seco, existe a possibilidade da tinta não espalhar com facilidade e a superfície ficar manchada. Por isso, evite fazer pinturas nesses dois casos extremos.

2 – Limpe a superfície antes da pintura

Um dos maiores segredos e uma das maiores dicas de pintura que você pode considerar é limpar bem a superfície antes da aplicação da tinta. Se ela estiver empoeirada, irá interferir na visibilidade da tinta e a parede não ficará completamente lisa. Outra dica importante é lixar a parede, para deixá-la uniforme.

3 – Proteja o chão

Se o chão não for a superfície que você deseja pintar, cubra-o com papelão ou jornal antes de dar início à pintura. Dependendo do tipo de tinta e do material utilizado para cobertura, você pode não conseguir limpar manchas, no caso de acontecerem. Por isso, essa dica de pintura é tão importante. Cubra o máximo de superfície possível e proteja todos os cantos.

4 – Cuidado com as Misturas

Misture tintas da mesma cor: calcule sempre a quantidade exata para se usar na pintura daquele cômodo. As vezes a tinta pode ser da mesma cor e de lotes diferentes e por isso pode gerar uma diferença na tonalidade.

dicas de pintura externa e interna de casas

5 – Cubra o que não deve ser pintado

Não é só o chão que deve ser protegido. É necessário cobrir todos os itens que estão próximos à sua superfície de pintura e que podem ser atingidos por respingos acidentais, por mais que você não queira. Para que isso não aconteça, cubra maçanetas, dobradiças e rodapés.

6 – Utilize fitas para proteger locais

Ao pintar, cubra o rodapé com uma fita grossa. Retire o pó do local para que a mesma fixe melhor e passe a régua para garantir a aderência.

Pintura 5

7 – Proteja as dobradiças

Proteja as dobradiças: ao pintar a sua porta, cuidado com as dobradiças. Para não pintá-las, coloque um pouco de vaselina liquida para deixa-las oleosas e evitar que tinta grude nas mesmas.

Pintura 6

8 – Cubra as maçanetas

Evite sujar a maçaneta, para isso utilize papel alumínio para cobrir a mesma.

Pintura 7

9 – Proteja as janelas e portas

Raspes as janelas: As molduras das janelas podem ser protegidas com fita crepe, assim como mostramos com o rodapé. Mas tem os vidros, porém eles são mais simples de cuidar. Ao pintar, passe o rolo na direção contrária a janela e se sujar o vidro, é só utilizar uma espátula para retirar o excesso.

Pintura 8

10 – Escolha do pincel

A importância o pincel: é importante saber qual pincel é ideal para pintar cada local da sua parede. O rolo por exemplo não é indicado para pintar os cantos e não alcança certos lugares.

Pintura 9

EXTRA: DICAS COMO PINTAR A CASA DO LADO DE DENTRO OU PINNTAR DO LADO DE FORA:

Separe as ferramentas

Essa é uma das dicas de pintura que te ajudarão a agilizar as coisas. Junte todos os rolos de diferentes tamanhos, pincéis, e mais o que você for precisar em um local acessível enquanto estiver pintando. Assim, você evita que um tempo precioso seja desperdiçado enquanto procura a ferramenta ideal.

Escolha a tinta ideal

Poucas pessoas se atentam ao fato de que cada cômodo da casa apresenta uma particularidade e que a tinta ideal para um quarto, não vai ser ideal para um banheiro, por exemplo. Quando você for escolher a sua tinta, peça ajuda de um profissional da casa de tintas, para que ele te indique qual o tipo de tinta ideal para a sua necessidade.

Técnica W

Utilize a técnica do W: O melhor caminho para pintar é utilizar a técnica do W. Pintar em linha reta dá trabalho e demora muito. Siga os passos da imagem e cubra a letra W, só assim você terá o controle do que está fazendo.

Pintura 10

Segunda mão de tinta

Toque final: comece pintando os limites da parede e antes de secar, complete essa área com o rolo. Depois aguarde por três horas e repita a operação. A segunda mão de tinta irá eliminar as diferenças entre os cantos que foram pintados com pincel.

Pintura 11

Misture as tintas da mesma cor

Se você tiver mais de um galão de tinta da mesma cor, misture-as em um lugar só. Essa dica é necessária porque existem casos em que, por mais que sejam da mesma cor, pode existir uma diferença sutil entre os tons e essa diferença ficará visível quando a cor for aplicada na superfície. Por isso, entre as dicas de pintura importantes, lembre-se de misturar as tintas da mesma cor antes de aplicar.

Efeito Triângulo

Para criar um efeito triangulo, pinte a parede com uma mão de tinta e coloque fita crepe como mostra a imagem e pinte-os com uma outra cor.

Pintura 14

Escova

Efeito escova: Dá para deixar sua parede linda usando uma vassoura como podemos ver na imagem.

Pintura 15

Escolhendo a cor ideal

Escolha a cor certa: Quanto a escolha da cor, utilize um simulador de cores para saber se aquela cor combina com o cômodo que você deseja pintar. Você pode testar as cores através dos ambientes online, algumas empresas de tintas oferecem, como o Simulador das Tintas Suvinil.

Pintura 16

Para que sua pintura fique, realmente, perfeita, a maior das dicas de pintura é utilizar materiais de qualidade.

A Mosaico Acabamentos é especializada em acabamentos para obras e reformas.

🏠 Estamos na Avenida Portugal, 5324 – Bairro: Itapoã – BH-MG
Belo Horizonte – MG.⁣
⏰ Nosso horário de funcionamento é de Segunda a Sexta de 08h às 18h e aos sábados de 08 às 13h. ⁣
Então solicite a sua cotação conosco agora mesmo: (31) 3455-8006

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are makes.